Edwirge Vieira Franco: capacidade realizadora e uma história de amor pela educação

Mais de 23 anos dedicados na implantação e consolidação do Campus Paranavaí de uma das maiores universidades paranaenses – Unipar. Soma-se a esse trabalho vitorioso uma extensa carreira voltada para a educação pública de Paranavaí e do Estado do Paraná.
Edwirge Vieira Franco, primeira diretora da Unipar em Paranavaí, despediu-se das atividades laborais inerentes ao cargo em sessão solene de colação de grau, dia 27 de janeiro. Mas, continua afeta à instituição na condição de diretora emérita e consultora.
Por ocasião da despedida, o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, lembrou que Edwirge foi a precursora da instituição em Paranavaí, conciliando capacidade realizadora e carinho para com todos, sobretudo, com os mais simples. Seus ensinamentos ficarão por muitos anos, avalia, complementando que a equipe administrativa e os docentes têm a diretora emérita como referência.
O novo diretor do Campus, Nilvio Ourives dos Santos, também falou da dedicação e dos serviços prestados por Edwirge em quase 24 anos. “É mais do que uma honra substituí-la, continuar o seu trabalho”, resumiu. O diretor entregou, em nome da reitoria, uma homenagem para a diretora emérita.
Em sua manifestação (veja a íntegra nesta página), a professora Edwirge Vieira Franco lembrou a trajetória do Campus desde os primeiros dias até o atual estágio. Também agradeceu a confiança, falou do amor pela instituição e da parceria com a Reitoria da Unipar. Encerrou com emoção, interpretando Roberto Carlos – Amigo de Fé – de Roberto e Erasmo Carlos. Foi aplaudida pelas autoridades, lideranças, pelos formandos e seus convidados.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Neste evento colou grau a turma 2016 do Curso Sistemas de Informação. Uma cerimônia com autoridades, amigos e convidados, além da energia e entusiasmo dos formandos e seus familiares. Bruna Stefani de Paulo Mata proferiu o juramento e Aline Ribeiro Rucci foi a oradora da turma.
Também foram apresentados Raul Aguirre Shiguemoto – melhor média geral de notas durante o curso; Hélio César de Souza Júnior – destaque em pesquisa pela Sociedade Brasileira da Computação. O professor Vinícius Pereira Arantes foi o mestre de cerimônias.

QUEM É Edwirge Vieira Franco
Graduada em Geografia, Pedagogia, Estudos Sociais com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Doutora em História da Educação, título atribuído com “louvor” assinado pelo Reitor da Universidade de Leon em nome de Juan Carlos I, Rei da Espanha.
Foi Professora e Diretora do Ensino Fundamental, Médio e Superior, tendo permanecido na Direção da UNIPAR, Universidade Paranaense, na unidade de Paranavaí, 23 anos.
Atuou como Inspetora Regional de ensino da Região de Nova Esperança; coordenou o Projeto Magistério em Nova Dimensão do Governo do Paraná. Foi Secretária Municipal de Educação de Paranavaí durante oito anos.
Recebeu dezenas de placas, títulos durante sua carreira profissional.
Recebeu títulos de Cidadã Benemérita, Votos de Louvor, Moções de Congratulações e Aplausos de várias Câmaras Municipais da região.
Recebeu o título de Cidadã Honorária de Paranavaí.
Foi apresentadora de um programa alegre e criativo na TV Bandeirantes de Paranavaí.
Publicou 04 livros de literatura religiosa.
Destaca-se entre as grandes personalidades do Noroeste do Paraná.
Cumpriu sua missão. Deixou o mundo melhor.
Sempre fez tudo com extrema dedicação e amor, sem perder a humildade.
Conquistou o respeito de todos os segmentos sociais.
Manteve sempre um perfeito relacionamento com as lideranças locais e regionais.

“Uma personalidade incrivelmente dinâmica e com um currículo invejável. Uma grande executiva que deixou sempre transparecer o seu lado humano e religioso”.
Cleusa Cirino Penha – Escritora Paranavaiense

Veja o discurso que marcou a despedida a diretora Edwirge Vieira Franco

UNIPAR, a grande escola da minha vida.
Onde aprendi a viver com humildade, no exemplo de seus Reitores Dr. Cândido, Professora Neiva e Dr. Carlos Eduardo Garcia, que jamais se deitaram sobre os lauréis, apesar da exuberância, do poder e da magnitude dessa Instituição.
Foi a UNIPAR que Deus escolheu para que vivenciasse ricas experiências para o bem das pessoas, da sociedade e para o meu crescimento pessoal, profissional e espiritual.
A UNIPAR me ensinou a enfrentar os problemas e os obstáculos de forma diferente de milhares de outras empresas e instituições.
Porque nela os obstáculos e os problemas têm direção certa e objetivo pontuado, melhorar alguma situação social ou acadêmica.
Nos momentos de dificuldades aprendi também com os Srs. Reitores a sorrir, a cultivar flores e amores, mesmo quando as pedras do caminho foram pesadas, porque valia a pena, pela nobreza da proposta.
Tenho certeza que pelos propósitos da UNIPAR, manifestados pelas ações de seus Reitores, que nas tribulações, sempre recebemos a força que vinha do alto.
Pelo exemplo do Dr. Carlos Eduardo, desenvolvi uma grande virtude: Ver em cada pessoa um ser humano, independente de status social ou econômico.
Aprendi com a UNIPAR, a olhar tudo com serenidade, a agir sempre com honestidade, independente de ser compreendida e nunca tirar a esperança de alguém.
Na UNIPAR, onde passei a maior parte do meu caminho profissional, vivenciei ricas experiências.
Estar aqui foi um plano maravilhoso de Deus para a minha vida, onde juntamente com a UNIPAR, pude colaborar para que milhares de pessoas e famílias, realizassem o sonho de uma vida melhor.
Vou contar também um segredo, ou uma atitude excepcional. Como sou do tempo de Grace Kelly, do tempo do romantismo, sempre tive a porta aberta e a cadeira puxada, pelos nobres cavalheiros Cândido (pai) e Carlos Eduardo (filho).
O tempo foi curto, mas tudo o que vivi foi extraordinário.
Ah! UNIPAR.
Você sempre me fez sentir aceita apesar dos meus erros;
Me protegeu das minhas próprias fraquezas;
Me amou apesar dos meus defeitos;
Sempre me ofereceu soluções apesar de minhas obstinações;
Me deu tranquilidade que foi o alicerce de sustentação de tantos anos de convivência.
O que me resta é agradecer a UNIPAR por tudo o que fez por mim, todos os meus dias, durante toda a minha vida.
E ao Magnífico Reitor que neste momento humildemente o chamo de amigo.
Amigo de fé.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *