Prefeitura garante repasse de R$ 2,7 milhões para creches conveniadas

A Secretaria de Educação de Paranavaí assinou ontem (7) um termo de compromisso com as sete creches conveniadas do município que garante o investimento de mais de R$ 2,7 milhões neste ano. Por meio da parceria com a Prefeitura, as instituições sem fins lucrativos atendem 861 crianças de 0 a 5 anos de idade.

Segundo a secretária de Educação, Adélia Paixão, o atraso na assinatura se deu por conta de uma adequação na legislação. “Tivemos mudanças na lei, mas infelizmente o município não atendia as adequações. A lei 13.019/2014 exige mudanças nas parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, mas isso ficou para a nossa gestão. Tivemos dois meses para resolver uma situação que se arrasta desde 2014, mas com muito trabalho conseguimos resolver o problema”, ressaltou.

Por conta dessa legislação, as creches estavam sem receber o repasse da prefeitura. Com a assinatura do termo, a parceria foi regularizada e o dinheiro já será depositado esta semana. “Sem essa parceria não seria possível realizar atendimentos básicos como alimentação, higiene, recreação, conforto e desenvolvimento dos projetos pedagógicos existentes nas instituições. São mais de 800 crianças atendidas por eles, portanto, é um trabalho indispensável”, afirmou Adélia.

O presidente da Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia, Carlos Araújo, explica a situação vivida sem o convênio com o município, já que a instituição é responsável pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeninos de Santa Rita, do Jardim Morumbi. “Estávamos pensando em parar por não termos as condições necessárias. Neste início de ano tivemos de bancar as despesas com recursos próprios. Esse convênio vem para aliviar e resolver nossos problemas, assim podemos manter a folha de pagamento, os encargos sociais e comprar materiais de consumo”, disse.

Além de ser um serviço essencial para o município, o trabalho das creches também reflete nas crianças. “Atendemos 100 crianças em período integral e sabemos das dificuldades que alguns enfrentam. Temos quatro refeições diárias, e muitas crianças só se alimentam na creche, não tem o que comer em casa. Procuramos dar o melhor tratamento possível para cuidar dessas crianças”, enfatizou Carlos.

Confira os nomes dos Centros de Educação Infantil (CEI) que firmaram o termo de colaboração com o município:

– Infância Feliz (Sumaré)

– Pequeninos de Santa Rita (Jardim Morumbi)

– Pequeno Semelhante (Coloninha Jardim São Jorge)

– Santa Terezinha do Menino Jesus (Jardim Santos Dumont)

– São José (Jardim Ipê)

– Semente da Esperança (Jardim São Jorge)

– Casa da Criança (Jardim André Luiz)

Fonte: Prefeitura de Paranavaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *