Sicoob é um dos maiores grupos empresariais do país

O maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob, é o 39º colocado no ranking dos 200 maiores grupos privados do país, o Melhores & Maiores da revista Exame. Neste ano, o Sistema subiu 12 posições na classificação. O resultado reflete a inovação, agilidade e a essência da instituição: a economia compartilhada.

Hoje, mais de 3,6 milhões de pessoas já contam com o amplo portfólio de produtos e serviços financeiros oferecidos pelas cooperativas em seus 2,5 mil pontos de atendimentos em todo o País.

Por não ter fins lucrativos, nas cooperativas os clientes são donos do negócio e os resultados divididos entre seus membros, além de usufruir de produtos e serviços financeiros com taxa e condições competitivas em relação ao mercado.

BANCOOB – Adicionalmente, o Bancoob – agente financeiro e facilitador na redução dos custos das cooperativas do Sicoob – é também destaque nas categorias de Patrimônio, em 34º; Crédito para Grandes Empresas, em 11º; Crédito Pessoa Jurídica Total, em 14º; Empréstimos e Financiamentos, em 18º; Receita de Intermediação Financeira e Serviços, em 15º; Riqueza criada por empregado, em 9º; Total do Ativo Ajustado, em 15º; Depósito em Poupança, em 8º; Emissores de cartões de crédito, em 9º.
A edição da Revista Exame Melhores & Maiores – 2017, está disponível no portal para assinantes, no aplicativo e na Revista Exame e em todas as bancas do país.

MELHORES & MAIORES – A edição 2017 da Melhores & Maiores avaliou os dados de mais de 3 mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O objetivo do ranking é medir o desempenho das empresas individualmente. Além das receitas de vendas, em reais e em dólares, a lista fornece informações como lucro ou prejuízo, patrimônio, crescimento das vendas, rentabilidade, liquidez, endividamento, riqueza gerada e riqueza criada por empregado.

O critério de avaliação é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado.

SICOOB NOROESTE

O Sicoob em Paranavaí e região

O resultado expressivo foi construído por cada cooperado e cidades quando investiram e acreditaram no Sicoob como agente econômico/social transformador da comunidade. A avaliação é do presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Benjamin Cargnin Filho, ao analisar o ranking da conceituada publicação.

Ele lembra que a cooperativa concilia soluções financeiras e atendimento diferenciado ao desenvolvimento das comunidades, sem perder de vista o aspecto social. Todos os anos a cooperativa investe em projetos coletivos, diretamente ou através do Instituto Sicoob.

Mantém projetos vitoriosos como Cooperativa Mirim da Casa da Criança, Centro de Inclusão Digital e a mais recente parceria com a Guarda Mirim de Paranavaí, dentre outras dezenas de ações nas nove cidades que integram o sistema no Noroeste.

Paranavaí e região agregaram uma nova ferramenta com o Voluntariado Sicoob, que trabalha em ações sociais. É composto por dirigentes, funcionários e familiares. Sem contar o Coral Sicoob, que se apresenta por toda a região, conquistando projeção em todo o sistema.

Como reforça o diretor superintendente do Sicoob Noroeste, Écio Almir Oliveira, tudo isso sem abrir mão da competitividade, oferecendo aos cooperados taxas, produtos e serviços diferenciados, além da segurança de um sistema sólido, o maior do país.

Regionalmente, acumula resultado positivo desde a fundação. Tanto que todos os anos distribui sobras (o lucro do sistema financeiro convencional) aos cooperados, mantendo a tradição  nacional.

O diretor administrativo e financeiro do Sicoob Noroeste, Celso Chaparro, resume o ranking da Revista Exame como a soma do trabalho da diretoria, conselhos, colaboradores e de cada cooperado, que dia a dia movimenta suas finanças na cooperativa, operando com os variados produtos e serviços. Ele aproveita para reiterar a necessidade de que cada cooperado seja um agente multiplicador.

Há espaço para continuar a crescer, já que os países mais desenvolvidos (Canadá, por exemplo) de cada três pessoas uma é associada a cooperativa de crédito. No Brasil o índice chega a apenas 5% da movimentação total.

No Noroeste são 11 agências, em 09 cidades. O Sicoob está presente em Paranavaí (sede), Alto Paraná, Loanda, Nova Esperança, Nova Londrina, São Carlos do Ivaí, Presidente Castelo Branco, Rondon e Terra Rica.

Treinamento do Projeto Se Liga Finanças, voltado para a educação financeira dos jovens. Etapa desenvolvida nesta semana em Nova Londrina com 84 participações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *