30º BIMec recebe comandante da 5ª Divisão do Exército Brasileiro

O comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), general de Divisão Lourival Carvalho Silva, conheceu nesta semana as instalações do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado Sentinela do Norte do Paraná (30º BIMec), de Apucarana. Responsável pelo setor operacional do Exército Brasileiro no Paraná e em Santa Catarina, ele esteve acompanhado do general de Brigada, Marcos de Sá Affonso da Costa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bga Inf Mec), com sede em Cascavel.

Recepcionado em um jantar quarta-feira (04/10) pelo comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Luis Barbosa Deina, e pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, o general de divisão explicou que responde pela 5ª Região desde o final de julho deste ano, quando assumiu o comando em solenidade realizada no Quartel General do Pinheirinho, em Curitiba. “A 5ª Divisão de Exército exerce a sua competência constitucional nos Estados do Paraná e Santa Catarina, atuando em garantia da soberania do país, desempenhando sua missão interna no plano operacional de salvaguardar a lei, a ordem e os poderes constituídos. A estada hoje em Apucarana teve por objetivo conhecer de perto as atividades da unidade militar”, destacou General Carvalho.

A trajetória e capacidade do comandante foram enaltecidas pelo prefeito Beto Preto. “Trata-se de um oficial oriundo da Arma de Cavalaria, com experiência como Comandante de Organização Militar e Grande Unidade, já atuando em diversas missões internacionais”, pontou Beto, que na recepção ao general esteve acompanhado do vice-prefeito Júnior da Femac. Também prestigiou a visita o colaborador Emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor.

Trajetória – Nascido em 10 de dezembro de 1958, em Paraguaçu Paulista (SP), General Carvalho iniciou sua carreira militar em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP). Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1981, sendo classificado no 1o Regimento de Carros de Combate, no Rio de Janeiro e, ainda, como Aspirante a Oficial, foi designado para a XXIV Viagem de Instrução do Navio-Escola Custódio de Mello.

Além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares, possui ainda os cursos de: Piloto de Aeronave na Marinha do Brasil; Aplicação de Aviação do Exército na França; Piloto de Combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército; Preparação de Instrutores de Voo na Força Aérea Brasileira; e Relações Internacionais na França.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, Militar, Naval, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowsky; além de cinco condecorações estrangeiras.

 

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Djenyfer Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *