Nova sala de situação monitora saúde em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou no início deste mês, em Curitiba, a nova sala de situação que vai monitorar, prever e identificar situações preocupantes e problemas de saúde da população em todo o Paraná. O espaço funciona como um núcleo de ciência de dados, fazendo o tratamento de informações sobre agravos de saúde.

Os dados vão servir para fundamentar o planejamento da saúde no Estado, permitindo a identificação de situações críticas e a melhor forma de enfrentá-las. O coordenador da sala de situação, Raul Bely, explica que a sala oferece informações para que o trabalho em saúde aconteça da melhor maneira possível.

O projeto da Sala de Situação nasceu em 2011, diante da necessidade de monitoramento das informações a respeito dos casos de dengue no Paraná. A partir de 2013, foi lançada a ideia de implantar uma sala de situação em saúde que pudesse abordar todos os temas relevantes em saúde pública, por meio tecnologias que permitissem a integração de sistemas e avaliação de dados.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Rodrigo Arend

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *