Desde o início da Operação Verão, em 21 de dezembro, a Sanepar já produziu cerca de 900 milhões de litros de água nas cidades do litoral, 12% mais que no mesmo período do ano passado.

O pico foi nos dias 30 e 31, quando foram produzidos 95 milhões de litros de água em cada dia. Além disso, a Sanepar coletou das areias das praias 174 toneladas de lixo, sendo o dia primeiro o de maior acúmulo, com 27 toneladas. A coleta é feita de forma manual por 78 trabalhadores durante o dia, além de seis máquinas saneadoras que fazem o serviço de higienização da areia à noite.

O lixo que é depositado em tambores nas calçadas das praias é recolhido pelas prefeituras, que também são as responsáveis pela destinação do lixo coletado na areia das praias pela Sanepar. Outro projeto da Companhia de Saneamento é o das duchas ecológicas instaladas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Mais de 63 mil veranistas tomaram banho nas 55 duchas, instaladas em 10 pontos fixos.

Elas utilizam água retirada do lençol freático, tratada com pastilha de cloro para ser utilizada pelos banhistas apenas para tirar a areia do corpo antes de ir para casa. O Projeto Praia Acessível já atendeu 92 cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção com cadeiras anfíbias que possibilitam o banho de mar com segurança. Ele é desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Equipes da Sanepar também desenvolvem atividades de educação socioambiental, com a distribuição de material sobre uso racional da água e brindes.

Além disso, equipes de recreação itinerantes fazem atividades com os veranistas, com jogos e brincadeiras sobre água, esgoto, resíduos sólidos e biodiversidade do Litoral. O ônibus EcoExpresso, que tem maquete dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, já recebeu 420 visitantes.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Wyllian Soppa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui