Aplicativo de agrometeorologia é lançado pelo Iapar no Show Rural, em Cascavel

O Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, lança nesta terça-feira, no Show Rural, em Cascavel, o IAPAR Clima, um aplicativo para celular que aponta em tempo real as condições agrometeorológicas das regiões produtoras do Paraná. O IAPAR Clima faz a compilação de dados de 22 estações meteorológicas do próprio Iapar e outras 38 do Simepar.

Previsão do tempo, chuva acumulada, situação da água no solo, temperatura e mapas climáticos são algumas funcionalidades da aplicação. De acordo com o engenheiro agrícola Pablo Ricardo Nitsche, pesquisador do Iapar, o aplicativo vai ser uma importante ferramenta para a tomada de decisão dos agricultores. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Simepar e está disponível para aparelhos Android.

Pode ser baixado gratuitamente no Google Play. A versão para sistema operacional IOS ficará pronta nos próximos meses. Também está prevista a adição de novas funcionalidades, como aviso de geadas para a cafeicultura. O Iapar também lançou a atualização do Atlas Climático do Estado do Paraná. Em 188 mapas, a obra apresenta as condições normais de precipitação, temperatura, umidade relativa do ar e outras informações relacionadas. O Atlas Climático do Estado do Paraná está disponível apenas em formato digital, e pode ser obtido no endereço www.iapar.br.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Rodrigo Arend


Ouça a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *