Governo do Estado quer ampliar programa Trator Solidário

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior entregou nesta quinta-feira, durante o Show Rural, em Cascavel, três tratores agrícolas para produtores do município de Catanduvas, no Oeste do Estado. O investimento é de 297 mil reais, financiado através do Programa Trator Solidário, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O programa facilita a compra de equipamentos a preços mais acessíveis aos agricultores. Segundo Ratinho Junior, a expectativa do governo é ampliar o programa nos próximos quatro anos.

Além das três unidades entregues pelo governador, um trator também foi repassado a um produtor de Quedas do Iguaçu na última terça-feira, também durante o Show Rural. Tramitam na Secretaria 346 pedidos de tratores para este ano, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre. Também será lançado um novo edital nos próximos dias para atender a demanda entre 800 e 1000 equipamentos projetada pelo governador até dezembro. São adquiridos tratores, pulverizadores e colhedoras. Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, as máquinas agrícolas possibilitaram a emancipação do pequeno agricultor.

Para Geraldo Marafon, produtor de soja de Catanduvas, o recebimento do trator é a realização de um sonho.

Segundo o Deral, Departamento de Economia Rural, estima-se que o agricultor paga 15% a menos do que os preços praticados no mercado. Uma resolução publicada nesta semana, fixa novos preços máximos de tratores, pulverizadores e colhedora de grãos financiáveis pelo programa para os próximos 12 meses. De 2007 até 2018, o programa Trator Solidário destinou 703 milhões e 500 mil reais em 11.536 tratores em todo o Estado. Desde total, apenas no Núcleo Regional de Cascavel, no mesmo período, foram 57 milhões e 500 mil reais investidos pelo programa.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Gustavo Vaz


Ouça a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *