Paraná cria ambiente político para projetos de infraestrutura

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, nesta quinta-feira, que o Governo do Paraná atua para criar um ambiente político para projetos de infraestrutura. Um dos projetos é o do corredor bioceânico, ligando os portos de Paranaguá, no Litoral do Estado, e Antofogasta, no Chile. Ratinho Junior disse que já tratou dessa proposta com o presidente Jair Bolsonaro e também com os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O projeto também já foi apresentado ao diretor-geral paraguaio da Itaipu, José Alberto Rodríguez, e está agendada uma reunião com os embaixadores da Argentina, Paraguai e Chile. A estratégia, segundo o governador, é buscar a excelência em logística para o escoamento de produtos.

O Governo do Estado está estudando como ampliar a ferrovia através da Serra do Mar, de forma ambientalmente sustentável. Isso porque segundo Ratinho Junior, outra iniciativa voltada a aperfeiçoar a logística para o escoamento da produção do Paraná é a ampliação da estrutura ferroviária do Estado, para fazer com que os trilhos da Ferroeste cheguem até o Porto de Paranaguá.

O desafio do Governo do Estado é fazer com que a soja produzida no Oeste esteja dentro do navio em 30 horas. O governador também citou as concessões como caminho para aprimorar a infraestrutura do Paraná. Ele destacou a parceria com o Governo Federal, na criação de um comitê para discutir os projetos de concessão de aeroportos e rodovias do Estado. O comitê vai ficar responsável pela discussão sobre a renovação da delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração e o processo de abertura de um novo processo de concessão deste e de outros trechos de estradas que cortam o Estado. No encontro com a imprensa, Ratinho Junior também destacou o papel do Show Rural na difusão da tecnologia e da inovação no campo e falou sobre a transferência da sede do Governo do Estado para Cascavel.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância da feira em Cascavel.

O Show Rural está trigésima primeira edição e bate recorde de público. A feira fica na BR-277, no quilômetro 577, em Cascavel.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Priscila Paganotto


Ouça a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *