Procon do Paraná orienta passageiros de companhias aéreas

O Procon do Paraná, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, orienta os passageiros de companhias áreas sobre os direitos e o que fazer em caso de irregularidades como atrasos e cancelamentos de voos. Além dos transtornos como a perda de compromissos profissionais, de passeios e de tempo, os usuários relatam que as empresas não têm respeitado os direitos quanto à assistência material, de acordo com as normas da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. A diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, afirma que os direitos dos passageiros vêm, há muito, sendo sistematicamente desrespeitados, já que as empresas, na maioria das vezes, sequer dão uma satisfação ao usuário.

Claudia Silvano explica, ainda, algumas situações que acontecem com os usuários, como o atraso de voos.

No caso de optar por receber os valores pagos pela passagem, existe o prazo máximo de sete dias contados a partir da solicitação do consumidor. O mesmo vale para cancelamentos de voos. O consumidor que tiver prejuízos pode reclamar através da plataforma consumidor.gov.br, serviço oferecido pelo Procon Paraná, que permite ao cidadão registrar a reclamação sem sair de casa.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Priscila Paganotto


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