Secretaria de Estado da Saúde reforça capacitação para combate à dengue na região de Umuarama

Para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes egypti, a Secretaria de Estado Saúde está promovendo uma série de reuniões para capacitação de técnicos estaduais e municipais das cidades que compõem a 12ª Regional da Saúde, que tem sede em Umuarama, no Noroeste do Estado. A médica veterinária da Vigilância Ambiental da secretaria, Ivana Belmonte, explicou que a necessidade de treinamento é constante porque há uma grande rotatividade desses funcionários, especialmente municipais.

Segundo ela, a capacitação tem foco especial no levantamento do índice de infestação e no correto preenchimento do sistema de informação que organiza os dados coletados. Estas informações são utilizadas para redirecionar ou iniciar novas ações de combate ao mosquito. Quanto às ações diretas contra a proliferação do mosquito da dengue, Ivana ressaltou que a qualificação dos agentes de saúde não substitui a necessidade de atenção da própria população.

O programa de capacitação para atualizar os técnicos da região começou na segunda-feira, com os profissionais da Regional de Saúde. Na terça-feira foi a vez dos técnicos municipais, e na quarta os profissionais de saúde fizeram visita técnica aos municípios de Pérola e Altônia. Ainda estão programadas idas aos municípios de Ivaté e Icaraíma nesta quinta-feira. A programação termina na sexta, em Umuarama.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná, repórter: Wyllian Soppa


Ouça a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *