Os moradores da região dos jardins Campo Belo e Simone tiveram um sábado de muitos serviços, atividades culturais e brincadeiras na oitava edição do projeto “Prefeitura nos Bairros”. Mais de 500 passaram pela estrutura de atendimentos montada em frente à UBS Campo Belo.

A Agência do Trabalhador realizou encaminhamentos e tirou dúvidas sobre vagas de emprego. A equipe do Procon também esteve no local, tirando dúvidas e dando orientações sobre Direito do Consumidor. A Fazenda deu orientações e registrou solicitações referentes a Alvarás e IPTU, além de fazer o atualização do cadastro imobiliário para os moradores.

A Ouvidoria Municipal também atendeu às principais solicitações dos moradores do bairro, protocolando pedidos de podas de árvores, limpeza de bocas de lobo, fiscalização de obras, reparos na iluminação pública, além de solicitações referentes à Saúde. Foram 34 protocolos abertos pela população.

Durante a semana de preparação para o Prefeitura nos Bairros no Campo Belo, a Vigilância em Saúde fez um arrastão de orientação e conscientização com os moradores da área, e no sábado as equipes deram orientações sobre dengue, zika vírus, chikungunya e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões.

A Assistência Social somou 97 atendimentos com o Cadastro Único de famílias, inscrição e orientações sobre programas sociais e pedidos de segunda via de documentos. Já o Meio Ambiente protocolou pedidos de poda e corte de árvores.

As crianças também tiveram muitas atividades: pula-pula e piscina de bolinhas, pipoca e algodão doce, e uma gincana com Circuito Motor promovida pela Secretaria de Esportes, que envolveu mais de 100 crianças. Além disso, aproximadamente 250 crianças participaram das brincadeiras nos espaços de apoio, como cama elástica e piscina de bolinhas.

Já a Fundação Cultural coordenou várias apresentações de alunos do CMEI Cecília Giovine, Escola Municipal Elza Caselli, Centro da Juventude e artistas locais.

E além dos atendimentos oferecidos pelo município, os alunos do Cenaic (Centro Nacional Integrado de Cursos) fizeram mais de 50 cortes de cabelo de graça.

Prioridade – O maior número de atendimentos realizados no sábado (24) foi nos serviços de Saúde. A equipe da UBS Campo Belo abriu o postinho para uma série de atendimentos especiais e oferta de serviços essenciais como aferição de pressão arterial; testes rápidos de HIV e Sífilis; avaliação odontológica para prevenção e detecção do câncer de boca; avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal); atualização da Carteira de Vacinação; e orientações sobre os atendimentos oferecidos pela Atenção Primária. Além disso, haverá consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo para mulheres e atendimento especial para os homens como parte do Agosto Azul. A equipe da UBS somou quase 200 atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí