Destaque nacional pela qualidade, o café produzido em Apucarana está na mesa de famílias até mesmo de fora do país, como Itália e Austrália. “Somos umas das regiões mais ricas do Brasil e do mundo para esta cultura. O café, também chamado de “ouro verde”, tem grande parcela de contribuição para o desenvolvimento do nosso município. A cafeicultura foi o início de tudo com os pioneiros e faz parte da identidade da nossa Apucarana e região. Hoje nossos cafeicultores produzem uma bebida de qualidade premiada seguidamente em concursos, com destaque ao estilo “gourmet”, pontua Júnior da Femac, prefeito de Apucarana, que nesta quinta-feira (29/08) esteve reunido, no gabinete municipal, com o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires. “Nossa cidade vizinha também detém um importante know-how neste tipo de cultura, sendo de forma semelhante reconhecida pela qualidade da produção”, diz o prefeito.

Além do solo e do clima regional serem propícios para a cafeicultura, Júnior da Femac lembra que a prefeitura também contribui através do Programa Terra Forte Cafeicultura que, além de assessoria técnica, repassa – de forma subsidiada – mudas de qualidade para os produtores. “A cafeicultura é o segundo produto agrícola mais produzido em Apucarana, simbolizando 8% do total da área de plantio”, comenta Júnior. O primeiro lugar é ocupado pelo soja. “Recentemente também entregamos à Associação dos Cafeicultores do Pirapó, em regime de cessão de uso, uma plantadeira de café com capacidade para plantio de 20 mil mudas/dia”, frisa o prefeito de Apucarana. A máquina custou R$48 mil e foi integrada ao patrimônio do Município, sendo repassada em regime de comodato aos produtores.

Festa – O prefeito Júnior da Femac frisa que dada a importância histórica e econômica, o café tem uma festa específica realizada todos os anos no Distrito de Pirapó. “Uma promoção da associação dos cafeicultores, com apoio municipal, o evento oferece atividades, produtos e tecnologias aos cafeicultores, bem como atrações artísticas, culturais e gastronômicas para a população em geral”, lembrou.

Fonte: Prefeitura de Apucarana