A cidade de Paranavaí (PR) sedia, na quinta-feira (12), o Fórum de Irrigação dirigido a produtores e técnicos da região noroeste. Entre as autoridades, está confirmada a presença do governador Ratinho Júnior.

Potencial – Promovido pela Cocamar, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Fórum será realizado no Recinto Felício Jorge do Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva, tendo como tema “Potencialidades da agricultura irrigada para o Arenito Caiuá”.

Pela manhã – Às 8h começa o credenciamento e, às 8h20, a solenidade de abertura com a participação do governador Ratinho Júnior, do secretário da Agricultura Norberto Ortigara, e do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, Às 9h, Benno Doetzer, do Instituto Emater, apresenta o Programa Estadual de Irrigação, seguido às 9h40, de palestra sobre legislação, outorga e atribuições, direitos e deveres do irrigante, com um representante da Agência Nacional de Águas (Ana); às 10h40, Priscila Silvério Sleutjes, da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (Aspipp), fala sobre a importância da organização dos produtores irrigantes e, às 11h20, o produtor rural Alfonso Sleutjes aborda a visão do produtor a partir da irrigação, tecnologia e produtividade.

À tarde – O especialista Daniel Soares Alves, do Iapar, vai analisar às 13h30 o tema risco climático e agricultura irrigada no Arenito Caiuá, seguido, às14h10, de Jonez Fidalski, da mesma instituição, com palestra sobre manejo de irrigação em solos arenosos. Às 16h, o pesquisador Sérgio José Alves, também do Iapar, fala sobre integração lavoura-pecuária irrigada – desafios e oportunidades. A última palestra estará a cargo de Leandro Preuss, da Lindsay Brasil, com foco no gerenciamento de irrigação em pivô central.

Apoiadores – São apoiadores do Fórum a empresa Lindsay Brasil, a prefeitura do município, a Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e Região, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Fonte: Imprensa Cocamar