Os pacientes esperaram até sete horas por um atendimento no Hospital da Criança, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, na tarde desta segunda-feira (9).

“Não dão explicação nenhuma e as crianças estavam todas impacientes, chorando. Eu só queria uma consulta e já perdi meu dia de trabalho”, contou a mãe Andreia Ferreira Hecki.

Segundo a prefeitura, a maior parte das crianças atendidas nesta segunda-feira foi classificada com a ficha verde que, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o tempo de espera é de até duas horas.

“É um absurdo isso aqui. Tinha que ser atendimento mais rápido. Cheguei 13h e se duvidar vou ficar até 23h”, disse o pai Alan Cezar Santos Vargas.

Pacientes esperam até sete horas por atendimento no Hospital da Criança, em Ponta Grossa — Foto: Reprodução/RPC

Pacientes esperam até sete horas por atendimento no Hospital da Criança, em Ponta Grossa — Foto: Reprodução/RPC

A Secretaria Municipal de Saúde disse que o Hospital da Criança conta com três consultórios médicos e que os três estavam funcionando sem interrupções, com três profissionais médicos.

Informou também que todas as crianças passaram pela classificação de risco – que é a triagem.

As crianças, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, são classificadas em quatro cores: de azul a vermelho, sendo o vermelho de maior risco e a azul que podem esperar até quatro horas para serem atendidas.

Segundo a prefeitura também, historicamente segunda-feira é um dia de maior movimento e, por isso, a quantidade de crianças esperando para serem atendidas.

Fonte: G1