O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta segunda-feira (23) uma delegação de empresários europeus que participam do Inovação e Matchmaking Tour to Brasil, uma série de encontros promovidos pela Enrich in Brazil – Rede Europeia de Centros e Hubs de Pesquisa e Inovação. Ao longo da semana, o grupo formado por representantes de empresas, startups e entidades de pesquisa visitará instituições que atuam nas áreas de biotecnologia e energias renováveis em busca de oportunidades de inovação para futuros negócios e parcerias.

A delegação foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo da Silva Junior. Callado apresentou aos empresários um panorama das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelo instituto.

“O Paraná já coleciona grandes avanços na geração de energias renováveis e o Tecpar, sempre focado na inovação, está aberto para estudar novas parcerias que venham contribuir para fortalecer este setor que está em constante expansão”, disse Jorge Callado.

ENERGIAS RENOVÁVEIS – Os empresários conheceram as ações desenvolvidas pelo projeto Smart Energy Paraná, apresentadas pelo diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues. O instituto coordena o Programa Paranaense de Energias Renováveis e é responsável pela secretaria executiva do Smart Energy. O objetivo do projeto é desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social, mobilizando as competências do Estado e da sociedade.

As atividades de prospecção e inteligência tecnológica realizadas pela Agência Tecpar Inovação foram apresentadas pelo gerente da unidade, Marcus Zanon. No final do encontro, o grupo visitou o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente e a Incubadora Tecnológica do Paraná (Intec).

COOPERAÇÃO – Desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), o Enrich in Brazil é um projeto de cooperação internacional que busca construir relações sustentáveis entre a Europa e o Brasil na área de ciência, tecnologia e inovação. O centro oferece diversos serviços para organizações brasileiras e europeias, como serviços de informação, treinamento, infraestrutura, consultoria, entre outros.

O roteiro do Inovação e Matchmaking Tour to Brasil em Curitiba inclui ainda visitas à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e ao Instituto Lactec. Na quinta-feira (25), o grupo estará em Foz do Iguaçu, visitando a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

PRESENÇAS – A comitiva europeia foi liderada pela gerente de parcerias do Enrich in Brazil, Jaqueline Gil. Estiveram presentes Antti Pinomaa, da Universidade de Tecnologia de Lappeenranta (Finlândia); Caroline Carriel Schmitt, do Instituto de Pesquisa e Tecnologia de Catálise e Instituto de Tecnologia Karlsruhe (Alemanha); Eric Delacour, da Fertigaz – empresa de desenvolvimento de biogás (França); María del Pilar de Miguel Ortega, do Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (Espanha) e Mojca Grandovec, da Embaixada da República da Eslovênia no Brasil.

Também participaram a consultora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Thais Soares; os empresários brasileiros Marcos Nascimento e Nuno Alexandre Caldas, e o diretor de Projetos e Negócios Internacionais da Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Izoulet Cortes Filho.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná