Ocorreu neste domingo, 6, o Campeonato Paranaense de Mountain Bike Marathon, em Águas de Verê (SC), cerca de 450 km de Maringá, com a participação de 500 atletas. A equipe do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) conquistou cinco títulos individuais e oito pódios. Agora a equipe se prepara para os Jogos Abertos do Paraná (Jap′s), em Toledo, entre os dias 11 e 20 de outubro.

Na prova de elite masculina, a equipe do CMC contou com três atletas no pódio: Luiz Gabriel Assunção (1º lugar e campeão paranaense), Edgar Barbosa (2º lugar) e Rogério do Nascimento (5º lugar). Na elite feminina, a equipe de Maringá conquistou dois pódios: o título com a atleta Débora Moura e a terceira colocação, com Sheila Mendonça.

Outros pódios do CMC vieram na master A1 com Maycon Capoia, master B2 com Carlos Martinelli e na master C2 com César Augusto. “Foi um percurso difícil e desafiador”, citou o treinador e atleta, Carlos Martinelli. A equipe do CMC conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

A Marathon é uma das modalidades do Mountain Bike. Nos Jogos Abertos será disputada a modalidade de Mountain Bike Cross Country. A diferença das provas está na distância e no tempo final. Na Marathon as provas têm média de 66 km e podem chegar a três horas. O Cross Country tem percurso de 4 km e diversas voltas, com duração de 90 a 110 minutos.

Jogos Abertos

A 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Jap′s) começa na próxima sexta, 11, e segue até o dia 20 deste mês. A modalidade do ciclismo inicia no sábado, 12, com as provas se estendendo até o dia 15. Maringá terá 19 atletas no ciclismo (dez no masculino e nove no feminino). A programação de provas terá as provas de MTB XCO, estrada, contrarrelógio, e pista: velocidade e 1 km.

Fonte: Prefeitura de Maringá