O prefeito Júnior da Femac certificou e diplomou nesta segunda-feira (14/10), em ato no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, os novos conselheiros tutelares de Apucarana. Eleitos em pleito popular realizado no dia 6 de outubro, são cinco membros titulares e 20 suplentes. Com a diplomação, os conselheiros estão aptos a participar de uma capacitação, que acontece de 18 e 21 de novembro, onde vão conhecer e receber mais informações sobre todos os processos inerentes à função. 

A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020, onde os novos membros assumem para um mandato de quatro anos (2020/2024). “Foi uma eleição histórica, participação grandiosa e voluntária da população que foi às urnas para eleger os novos guardiões dos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes”, pontuo o prefeito Júnior da Femac, destacando que 4.777 votantes compareceram à Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes no último dia 6. “Todos vocês agora, titulares e suplentes, fazem parte de uma grande rede de proteção e carregam a responsabilidade de dar voz àqueles que muitas vezes não conseguem serem ouvidos, ou até mesmo não têm o entendimento de que estão passando por um processo de violência. Vocês terão que defender essas vozes até mesmo de um pai, de uma mãe, de um tio. Vão se deparar com situações duras, mas saibam que terão sempre todo o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Promotoria Pública, enfim, de todos os atores partícipes deste sistema de proteção. Peço a todos dedicação total na missão pois as crianças são público prioritário da gestão Beto Preto, juntamente com as mulheres e os idosos”, disse o prefeito.

Entre as principais atribuições do conselheiro tutelar está a de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo ainda competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. O membro titular do Conselho Tutelar, no regular exercício de suas atribuições, vai receber pecúnia mensal de R$3.304,18, com reajuste aplicado ao quadro de pessoal dos servidores efetivos do município. 

Enaltecendo a lisura do processo eleitoral, desde a elaboração do edital até a apuração dos votos, a presidente do CMDCA, Edna Garcia, também pediu empenho de todos os eleitos quando assumirem suas funções. “Muito de nossas crianças e adolescentes vivem um momento turbulento e não encontram refúgio. Na minha visão, buscando alternativas em um mundo de fantasia que só garante um futuro de incertezas. Vocês vão atuar de forma decisiva na vida desse público, por isso peço que ajam com dedicação, sempre buscando o conhecimento. Forem um grupo forte, doando tempo e amor para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de nossas crianças e adolescentes”, disse Edna.

Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Márcia Sousa defendeu a defesa intransigente dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Conheço quase todos os eleitos e quero chamar a atenção para a responsabilidade que é ser um conselheiro tutelar. Até agora, na eleição, vocês atuaram na defesa de vocês em busca de voto, mas a partir do dia 10 de janeiro, é outra história. Vocês vão defender o outro. Terão que deixar de pensar em si, para atuar na defesa intransigente dos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. E essa atuação será fiscalizada pela prefeitura, pela Câmara e pelo CMDCA”, contextualizou a vereadora. 

Os cinco novos conselheiros tutelares titulares (mais votados) são: Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello (392 votos); André dos Reis Avelar (304 votos); Camila Maiara Campideli (266 votos); Juliane de Lima (270 votos) e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira (263 votos).

 

Confira relação completa dos titulares e suplentes

titulares do conselho tutelarvotos
Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello392
Andre dos Reis Avelar304
Juliana de Lima270
Camila Maiara Campideli266
Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira263
   
 20 suplentes do conselho tutelarvotos
Heloa Raisa Bernardes237
Alexandre Machado da Silva223
Cleverson Machado da Silva174
Eloiza Pereira da Silva170
10ºFernando de Azevedo Vieira160
11ºThiago Eduardo dos Santos Gimenes158
12ºNilton Barbosa Vieira150
13ºMarcio Adriano da Silva143
14ºFatima Kati Ghadbane Paiano*132
15ºEdson Lopes Camargo*132
16ºPaulo Augusto Lourin117
17ºIvan Marcos Daroda114
18ºLuci Aparecida Fernandes da Silva112
19ºMariza Geny Scaff108
20ºVanessa Madalena da Silva105
21ºIris Cristina Gonzaga dos Santos98
22ºJosé Aparecido de Jesus*82
23ºEliane Lemes dos Santos Correa*82
24ºEzequiel Cubines81
25ºMaria Aparecida de Oliveira da Silva78
26ºÉrica Cristina Betin74
27ºStefan Henrique Konhevaliki71
28ºEdiana Cristina Bernardes da Silva68
29ºIrene Principato Schmerega64
30ºAnielle Ferragini de Lima59
31ºAdriana dos Santos Eduardo58
32ºTatiane Carolina da Silva57
33ºMarlene Salas Rodelo55
34ºElisabete Aparecida Catenace Pereira46
35ºMatheus Rosa Vietro38
36ºDiego Joâo da Silva Bilatti16
37ºCaroline Barrichelo03
 * Desempate por nota de prova 

 

Fonte: Prefeitura de Apucarana