Domingo (13) foi o dia mais quente de outubro até agora. Em Paranavaí, os termômetros chegaram a marcar 38,4°C, um a mais do que no sábado (12). De acordo com a reportagem do Diário do Noroeste, a temperatura foi o resultado da passagem de uma massa de ar quente sobre a região, mesma condição responsável por trazer chuvas irregulares ao Noroeste.

De acordo com o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Cezar Duquia, o calor e as pancadas de chuvas são comuns nesta época do ano e devem ser frequentes ao longo dos próximos meses de primavera e verão.

As características da estação são propícias para o consumo desmedido de água. Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta a evitar o desperdício, fazendo o uso racional da água. Assim, é possível reduzir os riscos de desabastecimento. Por enquanto, Paranavaí e os municípios vizinhos não enfrentam falta de água.

A Sanepar orienta para banhos curtos, reutilização da água de enxágue da máquina de lavar, não utilizar água da mangueira para limpar o quintal e a calçada. Não há problemas em encher piscinas infantis, pois a água pode ser reaproveitada em outras atividades domésticas.

Fonte: Diário do Noroeste