Paranavaí é premiada por sistema de reconhecimento facial nas escolas

O sistema de reconhecimento facial nas escolas municipais de Paranavaí foi um dos projetos de destaque do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR) de 2019. Entre os 206 projetos inscritos, Paranavaí ficou entre os três melhores na categoria especial e foi o vencedor na área de Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis.

O prêmio é proposto pela Receita Estadual e a cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

A Secretaria de Educação fez a inscrição do projeto, que foi avaliado por uma banca até chegar ao momento da premiação. “Já estávamos contentes só de estar entre os projetos que tiveram menção honrosa, mas conseguimos ir além. Ficamos entre os três melhores e ganhamos na categoria Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis. Estamos extremamente felizes por esta grande conquista. Paranavaí merece ser destaque e esse prêmio mostra a nossa preocupação com a educação”, disse a secretária de educação, Adélia Paixão.

 Reconhecimento facial – Todas as escolas e creches da rede municipal de Paranavaí utilizam uma nova tecnologia para registrar a presença dos estudantes e garantir mais segurança para os pais. Os mais de 7 mil alunos do 1º ao 5º ano estão cadastrados no novo sistema de gestão e registram a entrada na escola através do reconhecimento facial.

Todas as instituições da rede municipal já estão com os equipamentos instalados. Caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos, o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência da criança.

O município investiu R$ 500 mil para a compra do sistema de gerenciamento de informações escolares.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí