Incubadora apoiará projeto inédito de energias renováveis

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) vai apoiar um projeto inédito na área de energias renováveis, desenvolvido pela Bley Energias, startup curitibana que atua na área de biocombustíveis. A empresa foi selecionada no mais recente edital da incubadora, que apoiará ideias e negócios inovadores da Grande Curitiba e cidades do Norte Pioneiro.

O fundador da empresa, Cicero Jayme Bley Junior, conta que depois de trabalhar por mais de 30 anos na área de reciclagem de resíduos e energias renováveis, percebeu que o mercado de biocombustíveis era dominado pela produção em larga escala. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver uma microrrefinaria para produzir biometano – biocombustível obtido do biogás gerado por meio da transformação de dejetos de animais e resíduos indústrias.

“Eu sempre tive a visão de buscar a produção em pequena escala, porque em grande escala já há um mercado maduro, dominado por empresas nacionais estrangeiras. O foco do meu projeto é atender o pequeno produtor, que não tem nada, nem equipamentos”, explicou Bley.

Segundo o empreendedor, o protótipo já está operando e tem capacidade para produzir 10 metros cúbicos de biometano por hora. Atualmente o projeto encontra-se na fase da prova de conceito — que é uma forma de testar uma ideia que se pretende colocar no mercado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná