Começou nesta terça-feira (19) a sexta edição do Smart Energy CI&Expo 2019, conferência organizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) que debate os avanços do setor das energias sustentáveis no Brasil e no mundo. O evento segue até a quarta-feira (20) e coloca em pauta os temas mais relevantes em inovação e soluções para a utilização de fontes alternativas de energia.

Na abertura, o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que o instituto promove ações que impulsionam novos negócios para apoiar o Estado na geração de empregos de alto impacto em todas as regiões. “A conferência é um local para apresentação de discussões e trabalhos com resultados práticos e em operação, de forma a fomentar e motivar a inserção destas tecnologias no setor de energia”, pontuou Callado.

Paulo Afonso Schmidt, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado e presidente comitê gestor do projeto Smart Energy Paraná, salientou que o Governo, ao capitanear iniciativas como o projeto, sinaliza para a sociedade o compromisso com a energia renovável. “O Governo do Estado lidera os avanços junto à sociedade para promover troca de experiências que podem fazer da economia paranaense mais pujante”, ressaltou.

Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba em exercício, participou da abertura e destacou que a inovação é um norte da gestão municipal. “As ações que realizamos na Prefeitura Municipal tem como foco a inovação e a energia renovável. Exemplo disso é a instalação da turbina da Central Geradora Hidrelétrica no Parque Barigui e o sistema de geração de energia pelos painéis fotovoltaicos instalados no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura”, exemplificou.

Para João Arthur Mohr, da Fiep, instituição que sedia o evento, a discussão sobre a geração e distribuição de energia é essencial para a indústria. “Gerar energia de forma sustentável e de maneira competitiva é importante para potencializar a indústria paranaense e brasileira”, salientou.

Celso Kloss, diretor-presidente da Paraná Metrologia, também organizadora do evento, destacou a importância da conferência, com especialistas internacionais. “Conferências com a qualidade do debate que temos aqui em geral estão no eixo Rio-São Paulo. A Smart Energy CI&Expo 2019 traz ao Paraná um debate de nível internacional”, destacou.

PROGRAMAÇÃO – Participantes de todo o País estão no encontro que reúne empresários e profissionais do setor elétrico e agroindustrial, gestores públicos, membros de agências e instituições governamentais, acadêmicos, pesquisadores, universidades, centros de pesquisa e interessados no tema.

A programação engloba temas que refletem os processos e mudanças que o setor tem atravessado e a transição energética que está ocorrendo nos últimos anos, que impactam o sistema elétrico, desde a produção até o consumidor final. O evento conta com sessões sobre gestão de energia e eficiência energética, fontes alternativas, smart grids e microgrids, smart cities, armazenamento de energia e veículos elétricos.

O espaço de exposição conta ainda com uma feira que divulga as principais novidades do setor de energias renováveis e eficiência energética. A proposta é aproximar fabricantes, prestadores de serviços e consumidores.

A Smart Energy CI&Expo é uma iniciativa do Tecpar, organizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Paraná Metrologia, com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e demais instituições que compõe o comitê gestor do projeto Smart Energy Paraná.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná