Integração entre lavouras garante maior produtividade e rentabilidade

ILPF significa a interação de sistemas diversificados em um mesmo ambiente, ou seja, Integração Lavoura Pecuária Floresta, onde em um mesmo ambiente ou área agrícola existe a interação de lavoura de soja, milho e da pecuária de corte ou leiteira. Em casos específicos, ocorre também a utilização de floresta por meio de eucalipto, aumentando o bem-estar animal.

Este sistema ajuda os produtores rurais, pois parte dos investimentos para a recuperação destas pastagens degradadas é amortizada pela produção das lavouras. Com a introdução desses sistemas, além da intensificação e maior eficiência do uso da terra, são gerados benefícios ao meio ambiente como: preservação da vegetação nativa e maior sequestro de carbono, aumento da matéria orgânica do solo e redução da erosão, além de melhoria das condições do bem-estar animal.

Na região de Paranavaí esta forma de manejo trouxe aos produtores uma nova forma de diversificação em suas propriedades, já que a pecuária tradicional intensiva está com números baixos de ganhos, trazendo aos produtores uma forma de reformar pastagens degradadas em sua propriedade sem ter que arrendar para outras culturas que não trazem os mesmos benefícios que a ILPF.

Para iniciar o trabalho de ILPF em sua propriedade, primeiramente deve-se procurar um agrônomo da Cocamar para fazer uma visita em sua propriedade, onde é realizado um estudo de aptidão das melhores áreas para plantio de lavoura. Desta forma, é realizada a análise de solo das áreas, para assim se recomendar as adubações necessárias para a implantação de lavouras em sua propriedade.

Nós, agrônomos da Cocamar, recebemos treinamentos sobre as novas tecnologias com as principais empresas da região e do Brasil em ILPF e estamos preparados para oferecer a melhor assistência técnica. Os produtores que já estão envolvidos no processo recebem visitas semanalmente em todos os desenvolvimentos das lavouras de soja ou milho e pastagens. Desta forma, garantindo maior produtividade e rentabilidade.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí