Durante o encontro do diretor de Investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Joel de Jesus Macedo, com o prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, realizado na última semana, foram apresentados os novos investimentos previstos para o município.

Segundo Macedo, nos próximos anos a Sanepar deve investir mais de R$ 20 milhões na ampliação dos sistemas de água e de esgotamento sanitário. Após a conclusão das obras, Nova Esperança deverá ter mais de 90% de atendimento com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Os recursos também garantirão a manutenção de 100% de atendimento com água tratada.

O diretor destacou que, entre os investimentos previstos, está a mudança da unidade de tratamento de esgoto para outro local. “Temos o compromisso de mudar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica muito próxima de uma nascente do município. Esta obra já estava prevista, mas estamos estudando a sua antecipação”, informou.

O prefeito Moacir Olivatti ficou muito satisfeito com o anúncio das obras e destacou que os atendimentos às demandas da cidade na área de saneamento são muito importantes. Segundo ele, a prefeitura pretende criar uma comissão para revisar o Plano Municipal de Saneamento (PMSB), discutindo, junto com a população e a sociedade organizada, as metas futuras e as necessidades do município para a área.

Mais obras

Para ampliar o sistema de água, serão interligados dois novos poços artesianos e construída a nova captação no Rio Esperança. A captação existente no Ribeirão Paracatu será desativada.

Na área de esgotamento sanitário, está prevista a construção da ETE Caxangá II e desativação da ETE Caxangá I. Também serão implantados 4,8 km de emissários, duas estações elevatórias e 30 km de redes coletoras, para atender os bairros Capelinha, Shangri-lá, Parque Industrial I e II, Aeroporto, Vila Rosana, Jardim Brasil, Village, Vila Regina, Ouro Branco, Nova Pompéia, Santa Cruz, Los Angeles, Ebenezer, entre outros.

Recentemente, a Sanepar concluiu a implantação de uma nova rede coletora de esgoto para atender mais de 500 imóveis localizados no Jardim Garça, Maranata e Centro. O investimento nesta obra foi de, aproximadamente, R$ 1 milhão. Em breve, funcionários da empresa irão visitar os moradores destas localidades para liberação das ligações.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí