Emagrecer de forma saudável é reduzir o volume de gordura de células adiposas do corpo, tornando-o mais definido. A prática regular de atividades físicas é fundamental para você conseguir queimar gordura corporal, mas alguns alimentos também podem atuar como aliados nessa dura batalha.

O acúmulo de gordura corporal, especialmente as localizadas no braço e abdômen, é consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, provenientes, muitas vezes, de um consumo exagerado de alimento ricos em açúcar, gordura e de bebidas alcoólicas.

Além disso, uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras, e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras, vitaminas e minerais, combinadas ao sedentarismo, são os maiores fatores de risco para se desenvolver alterações nas gorduras do sangue (colesterol e triglicerídeos), pressão alta e acúmulo de gordura corporal.

(Foto: Reprodução/Mundo Boa Forma)

Fazendo as escolhas certas no prato, você consegue inibir a absorção de gordura pelas células e acelera a queima dos quilos que já estão instalados com a ajuda dos exercícios físicos, aliados nessa luta, pois queimam a gordura corporal acumulada, melhoram o sistema cardiovascular e aumentam o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia durante todo o dia e noite.

Conheça alimentos que ajudam na luta contra a gordura do braço e abdômen:

  • Banana

É rica em amido resistente, nutriente que contribui para a saúde intestinal, promove saciedade e protege o coração. A presença da vitamina B6 também interfere no metabolismo das gorduras, pois ajuda na degradação da homocisteína, substância que em excesso na corrente sanguínea favorece a formação de placas de gordura e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

  • Frutas cítricas

São ricas em vitamina C, poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo, além de conterem também a pectina, que potencializa essa ação. Trocar a garrafinha de água comum por uma com rodelas de limão ajuda no processo.

  • Iogurte

Atua como um probiótico melhorando a saúde intestinal, o que pode desempenhar um papel importante na perda de gordura corporal. Também é uma ótima fonte de proteína e apresenta poucas calorias e carboidratos. Esses produtos estimulam a função digestiva saudável e ajudam a produzir vitamina B12, auxiliar na perda de peso.

  • Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), capaz de reduzir a fome. Além disso, a fruta possui uma substância chamada glutationa, que ajuda a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo, esse hormônio está relacionado com o estresse e acaba por atrapalhar qualquer plano alimentar. O abacate ainda é uma fonte de fibras e proteínas.

  • Farelo de aveia

É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. Quanto maior for o pico de insulina, mais facilmente a gordura será absorvida e acumulada, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

  • Carnes magras

Peixes, frango e outras proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, contribuem para a saciedade e construção de massa magra que detona a gordura e combate a flacidez.

  • Melão

Por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, ajuda na hora do corpo estocar menos gordura para ser convertida em energia.

  • Água

Consuma grandes quantidades de água e chás para combater a retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo e turbinar a queima de excesso de gordura.

Conheça a colunista 

A nutricionista, Nassara Radige Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

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Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, Rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, Paranavaí.

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Fonte: Portal da Cidade Paranavaí