Equipes de agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Paranavaí e dezenas de voluntários participaram no último sábado (11) do primeiro mutirão contra a dengue do ano, na região da Coloninha do Jardim São Jorge. Durante toda a manhã, foi realizada uma ação de coleta de lixo, materiais recicláveis e entulhos em uma área de aproximadamente 40 quarteirões. O resultado foi a retirada de 30 caminhões carregados com os materiais descartados pela população.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Keila Stelato, na sexta-feira (10) as equipes de agentes de endemias visitaram toda a área mapeada em preparação para o mutirão. “Eles fizeram a vistoria das casas para detecção de focos das larvas do mosquito Aedes aegypti. Onde foram encontrados focos, já foi realizada a coleta das larvas, destruição dos focos e notificação para os moradores com prazo para a limpeza. Além disso, os agentes distribuíram sacos de lixo nas residências para que os moradores já fizessem a limpeza dos quintais e colocasse em frente das casas todo o material para ser recolhido durante o mutirão”, explicou.

Em um mapeamento prévio feito do bairro, a Vigilância em Saúde identificou que pelo menos metade dos quarteirões daquela área têm casas onde foram encontrados focos de larvas do mosquito Aedes. “Além do mutirão de limpeza e recolhimento dos materiais, nossas equipes também fizeram duas notificações em residências onde foram encontrados focos de dengue e outras duas notificações em casas onde foram constatados casos de maus tratos de animais”, frisou Keila.

Agora, a Vigilância em Saúde já está preparando um novo mutirão para o próximo sábado (18) em outra área da Coloninha do Jardim São Jorge. Para os próximos fins de semana também já estão sendo organizados mutirões semelhantes em regiões mais críticas da Vila Operária e Jardim Morumbi.

LIRA – As equipes da Vigilância em Saúde de Paranavaí dão início nesta terça-feira (14) ao primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes (LIRA) de 2020. O levantamento será realizado durante a semana em todos os bairros de Paranavaí. O resultado deve ser divulgado no final da tarde de sexta-feira (17).

Para a diretora da Vigilância, Keila Stelato, é muito importante que os moradores facilitem o acesso dos agentes às residências para a realização das vistorias. “Frequentemente os agentes nos informam sobre moradores que estão em casa e se recusam a deixar as equipes entrarem para fazer as vistorias nos imóveis. A população precisa colaborar e abrir a casa para a visita dos agentes; só assim é possível fazermos um levantamento real e trabalharmos com as estratégias de enfrentamento à dengue na cidade”, pede.

Fonte: Prefeitura