Brasil joga bem, vence Chile e se aproxima da classificação

A Seleção Brasileira de Handebol venceu o Chile por 32 a 20 na noite de ontem, 24, no ginásio Chico Netto, em Maringá. Foi o terceiro jogo no 19º Campeonato Sul Centro Americano de Handebol Masculino. Com a vitória os maringaenses estão empatados com a Argentina em primeiro lugar com 6 pontos, mas tem saldo de gols menor. Argentinos têm 120 gols de saldo e Brasil 107. Brasileiros enfrentam o Uruguai hoje, 24, às 19h, no ginásio Chico Netto. “Um dos destaques do nosso time é que somos uma equipe e não como outros times que tem alguns jogadores espetaculares. Todos jogam, todos participam e todos fazem parte da vitória. E se não for assim, não conseguimos ganhar”, avaliou a vitória sobre o Chile, o técnico do Brasil, Daniel Gordo.
A vitória de ontem foi emblemática. Brasileiros foram eliminados pelo Chile nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, no ano passado. Por isso, o Brasil ainda não tem vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Jogo de ontem começou bem disputado. Aos 14 minutos o Chile jogava de igual para igual e vencia por 6 a 5. Chilenos mudavam muito e jogavam com goleiro linha, enquanto Brasil errava no ataque. Empurrados pela torcida, brasileiros melhoraram e terminaram primeiro tempo na frente em 14 a 11.
Segunda etapa começou equilibrada e Chile empatou aos 4 minutos. Em seguida central brasileiro Campos foi expulso por falta. Brasil passou a ser mais agressivo na defesa e avançou no placar em contra ataques. Aos 12 minutos a diferença já era de 7 gols para brasileiros, enquanto chilenos estavam nervosos reclamando da arbitragem e por duas vezes iniciaram confusões discutindo com brasileiros. O jogo terminou tranquilo com 32 a 20 para o Brasil. “Temos que ir além. Estamos numa fase de crescimento, mas temos que dar um passo a mais. Principalmente na defesa. Estou pensando em ganhar o jogo de amanhã [hoje], o próximo no sábado e depois vemos o que acontece”, considerou o técnico espanhol Daniel Gordo, que comanda o Brasil, sobre conquistar uma das três vagas para o Mundial do Egito em 2021.
RODADA
• 24 de janeiro, hoje – GINÁSIO CHICO NETO
15h – Chile x Argentina
17h – Paraguai x Bolívia
19h – Uruguai x Brasil

• 25 de janeiro, amanhã – GINÁSIO CHICO NETO
15h – Chile x Bolívia
17h – Uruguai x Paraguai
19h – Brasil x Argentina
CLASSIFICAÇÃO
1º – Argentina – 6 pontos – 120 gols de saldo
2º – Brasil – 6 pontos – 107 gols
3º – Uruguai – 4 pontos – 41 gols
4º – Chile – 2 pontos – 6 gols
5º – Paraguai – 0 ponto –  -65 gols
6º – Bolívia – 0 ponto –  -197 gols
Fonte: Prefeitura de Maringá