Prefeitura vai às ruas para conscientizar sobre direção defensiva

A equipe da Diretoria sobre Drogas, da Secretaria de Assitência Social e Cidadania (Sasc), com o apoio de Agentes de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), marcaram presença em bares da Zona 7, na noite desta quinta, 30. A pauta foi a prevenção do uso de álcool e outras drogas pelos “motoristas da rodada”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 28% das mortes em acidentes de trânsito no mundo foram atribuídas ao consumo de álcool no último ano.
Esta foi mais uma ação da Prefeitura de Maringá para conscientizar a população sobre direção defensiva. A morte, personagem fictícia criada pela Semob, também marcou presença de maneira irônica, incentivando o uso de álcool pelos motoristas dos bares. Nas abordagens, as equipes apresentaram baldes de cerveja confeccionados com a lataria de carros envolvidos em acidentes. Confira nas fotos ao lado.
As secretarias realizam diversas abordagens com a população, como palestras, visitas a unidades públicas e oficinas. De acordo com dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o álcool é a droga lícita mais utilizada no Brasil, com estimativa de 76,6% de uso e 12,3% de dependência. ′′Não medimos esforços para que esses números negativos diminuam e o trânsito seja cada vez mais seguro′′, disse o gerente de Educação para o Trânsito, Rafael Martins.
Fonte: Prefeitura de Maringá