Prefeitura moderniza eixos comerciais no centro e nos bairros

A Prefeitura de Apucarana está ampliando o processo de modernização de ruas comerciais no centro e nos bairros. Nesta semana, os serviços avançaram na Rua Oswaldo Cruz, que nas últimas décadas desenvolveu naturalmente a vocação comercial e se transformou em região gastronômica. Recentemente foram instalados dois novos semáforos na via e agora estão sendo implantados 94 postes republicanos para reforçar a iluminação.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, vistoriou o serviço nesta terça-feira e conversou com moradores e comerciantes. “Estamos fazendo esse trabalho de modernização das ruas comerciais por toda a cidade. Aqui na Rua Oswaldo Cruz, essa iniciativa passa por várias ações, como a instalação de semáforos no cruzamento com a Gastão Vidigal e outro com a Ítalo Ado Fontanini”, cita.

No tocante aos postes republicanos, Junior da Femac afirma que estão sendo colocadas lâmpadas de 400 watts de vapor metálico, privilegiando o pedestre. “A rua continua com a iluminação convencional e agora ganha o reforço dos postes republicanos, que ajudarão no deslocamento do pedestre, vão gerar maior segurança aos comerciantes e que ainda possuem o apelo turístico”, assinala Junior da Femac.

O prefeito lembra que já existiam postes republicanos entre as ruas Munhoz da Rocha e Nagib Daher. “Agora vamos levar essa iluminação diferenciada até a Rua Paulo Frontin, numa extensão de cerca de 1.500 metros. Os postes estão sendo colocados nos dois lados da via, a uma distância média de cerca de 17 metros, de maneira que o impacto visual será enorme”, ressalta Junior da Femac.

INTERVENÇÕES NOS BAIRROS – O prefeito de Apucarana destaca ainda que o mesmo trabalho de modernização de ruas comerciais está sendo feito também nos bairros. “Temos como exemplos a Avenida Pinho Araucária que está sendo totalmente reconstruída, a Avenida Central do Paraná que ganhou uma nova rotatória e o acesso à Universidade Tecnológica Federal onde fizemos da modernização da rotatória”, pontua.

A próxima região onde a Prefeitura vai promover intervenções é a Rua Padre Severino Cerutti. “É uma rua que começa também a se desenvolver comercialmente e neste momento vamos implantar uma rotatória nas proximidades do Colégio São José”, anuncia.

TÉCNICA NÃO DESTRUTIVA – O tipo de serviço empregado para fazer o lançamento subterrâneo da tubulação chamou a atenção de moradores e comerciantes da Rua Oswaldo Cruz. “Não precisou fazer valetas nem arrebentar a calçada. O serviço foi feito com máquina e isso foi bom pois, além de termos uma iluminação melhor, também não precisou fazer sujeira”, elogiou Maria Sidinei Dimiciana, moradora da Rua Oswaldo Cruz.

O engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), afirma que o projeto foi concebido para diminuir os transtornos. “Pelo método convencional, ficaria muita terra na porta das lojas. Tendo em vista o comércio e o fluxo intenso de pessoas, optamos pelo Método Não Destrutivo (MND). São máquinas que lançam por debaixo do solo a tubulação, evitando a abertura de valetas. Trabalhamos por cerca de quinze dias na preparação das bases e muitas pessoas sequer perceberam o que estava acontecendo”, observa Lafayete.