Banho de mar no Rio está liberado: veja tudo que muda a partir deste sábado

Marcelo Crivella anunciou nesta sexta-feira que o banho de mar nas praias está liberado. Tomar sol na areia, no entanto, segue proibido. A novidade já vale neste sábado. Segundo Crivella, o Rio está entrando na quinta e penúltima fase da flexibilização das medidas de isolamento social do município, que sofre com a pandemia do novo coronavírus desde março.

Nesta nova etapa, que está valendo desde a 0h deste sábado, bares e restaurantes passam a poder funcionar até 1h da manhã, e shoppings podem abrir às 10h e fechar às 22h, como acontecia normalmente, antes da pandemia. Na areia das praias, continua permitida apenas a prática de esportes individuais.

Apesar de a curtição dos banhistas na areia ainda estar proibida, o município anunciou a volta dos ambulantes de praia: eles podem vender seus produtos (desde que não sejam bebidas alcoólicas e alimentos não industrializados) entre 7h da manhã e 18h. Nos hotéis, piscinas e saunas também poderão voltar a funcionar.

Ainda na praia, quiosques seguem podendo funcionar, mas estão proibidos de servir na areia. O aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sol também não é permitido.

— A curva de óbitos caiu, definitivamente. Temos a esperança de não ter uma segunda onda da doença do Rio — afirmou Crivella, ontem.

A Fiocruz, no entanto, alerta que uma possível segunda onda pode, sim, acontecer no Estado do Rio.-