Saúde alerta pelo alto contágio da Covid-19 entre os jovens

Os números da pandemia do novo coronavírus em Apucarana têm chamado a atenção pelo maior e crescente percentual de casos entre os jovens. Dos 600 registros da doença no município até na quinta  (30), 264 estão na faixa etária entre 20 e 39 anos, o que representa 44% do total. O número chega a 52% quando são incluídas as faixas etárias entre 0 e 9 anos e 10 e 19 anos.

O prefeito Junior da Femac alerta que é preciso que as pessoas destas faixas, principalmente de 20 a 39 anos, se conscientizem acerca do risco. “Não são apenas os mais idosos que estão sendo acometidos pelo vírus e enfrentando um risco maior de complicações e até de morte”, chama atenção o prefeito Junior da Femac.

Segundo o prefeito Junior da Femac, o avanço dos diagnósticos entre os jovens preocupa, já que as pessoas mais novas podem levar a doença para casa, infectando idosos ou familiares com comorbidades. “O vírus está entrando na casa das pessoas, muitas vezes, pelos jovens. Pode não acontecer nada mais grave com um rapaz de 25 anos de idade, por exemplo, mas ele pode contaminar um idoso e, então, o desfecho pode ser fatal”, alerta o prefeito.

Junior da Femac pede a colaboração das pessoas, principalmente para que evitem aglomerações familiares. Também mostrou preocupação com a realização de festas clandestinas em chácaras, que estão sendo alvo de fiscalização das polícias.

“As pessoas não podem perder o foco. Não é o momento de fazer festa. É preciso usar a máscara, lavar as mãos e ficar em casa quando possível. Somente assim vamos passar por essa fase difícil”, completa.