Vice Hamilton Mourão fracassa e PRTB elege só 5 prefeitos

O apoio do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, a candidatos de seu partido, o PRTB, não foi suficiente para a eleição municipal.

A sigla lançou 326 candidatos, mas elegeu apenas 5. Todos as vitórias foram em municípios com menos de 200 mil eleitores. Ao todo, o partido governará 35.391 eleitores.

Com anuência do presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral, Mourão gravou mais de 200 vídeos de apoio a candidatos do PRTB. Em curtos depoimentos, o vice-presidente adotou 1 discurso padrão. Nas peças, ele disse que o candidato era “a pessoa certa para fazer a cidade avançar na era da economia do conhecimento”.

Em 1 dos vídeos, ele declarou apoio ao presidente do PRTB, Levy Fidélix, candidato à prefeitura de São Paulo. O político foi candidato em 16 ocasiões, considerando o pleito de 2020, mas nunca conseguiu se eleger. Ele já tentou eleição para quase todos os cargos eletivos, menos para senador. Neste ano, disputou a prefeitura de São Paulo. Ficou 11º lugar, com 0,22% dos votos (11.960).