Mais de 10 mil candidatos farão o Enem em Maringá no domingo

5,7 milhões de pessoas vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Brasil. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 17 e 24  de janeiro. No Paraná, são 233.214 candidatos. Em Maringá, 10.721 candidatos devem realizar as provas em instituições da cidade. O número é 35% maior que em 2019, quando 7.905 candidatos se inscreveram para o exame na cidade.

O Enem 2020 foi adiado em razão da pandemia. Nesta edição, o exame será aplicado também na versão digital para os candidatos que solicitaram essa opção no momento da inscrição. A aplicação das provas nessa modalidade será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As provas digitais serão realizadas em computadores mas terão o mesmo formato da versão impressa. Já a redação continuará sendo manuscrita. No país, 96 mil candidatos farão a prova digital. No Paraná, 6.429 mil optaram por essa versão.

As provas, nas duas versões, são formadas por 180 questões objetivas e uma redação.

No dia da realização do exame, haverá distanciamento dentro das salas e o uso de máscara será obrigatório como medida para evitar o contágio da covid-19.

A prova terá a duração de 5h30. Os portões dos locais onde o Enem será aplicado abrirão às 11h30 e fecharão às 13h. O exame inicia às 13h30. O candidato pode conferir o local de prova no site.

As notas obtidas no Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga no Ensino Superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O gabarito das provas deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até três dias úteis depois das últimas provas. O resultado deve ser divulgado no dia 29 de março.