Regional de Saúde de Apucarana recebe mais 2,6 mil doses da vacina da Covid-19

Imunizante da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz chegou no início da tarde deste domingo Aeroporto João Busse.

Cinco dias após a 16ª Regional de Saúde receber o primeiro lote da vacina da Covid-19, 4 mil doses da CoronaVac, o avião do Governo do Estado voltou a pousar no Aeroporto João Busse de Apucarana no início da tarde hoje (24) trazendo nova remessa do imunizante, desta vez 2,6 mil doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

As doses serão distribuídas entre os 17 municípios da 16ª RS, o que começou a acontecer logo após as vacinas serem transportadas para a sede da regional e serem fracionadas em quantidade a que corresponde cada cidade. Vários prefeitos e secretários municipais que acompanharam mais uma vez a chegada das doses, já levaram sua cota neste domingo.

Para o prefeito Junior da Femac a chegada de mais doses da vacina contra a Covid-19 reforça a esperança de salvar vidas. “É um alento cada vez que está cena da chegada da vacina acontece e podermos assim avançar no plano municipal de vacinação. No entanto, reitero que todos nos devemos seguir mantendo os cuidados preventivos da pandemia, principalmente usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento”, afirma o prefeito.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, informa que este novo lote vai dar andamento a imunização dos trabalhadores da saúde. “Vamos ampliar a cobertura nesta público-alvo seguindo com todo rigor o plano municipal de imunização”, informa Kaneta.

O secretário de estado da saúde, Beto Preto, que mais uma vez trouxe pessoalmente a vacina até Apucarana, disse do compromisso do Governo do Estado de colocar a vacina a disposição dos municípios antes de 24 horas após o recebimento pelo governo federal. “Não podemos perder nenhuma dose. Peço que os prefeitos e secretários municipais de saúde que me ajudem neste sentido. Precisamos estar unidos para vencer essa luta e tenho a esperança que ainda nesta semana mais doses cheguem até vocês para podermos iniciar a imunização dos idosos acima de 75 anos. O governo do estado mantém o propósito de vacinar mais de 4 milhões de paranaenses até maio”, anunciou Beto Preto.