Em oito meses, Apucarana registrou 1.095 nascimentos

O atendimento mensal de cerca de 1,5 mil gestantes pela Rede Pública Municipal contribui para garantir a saúde das mamães e dos bebês.

De 1º de janeiro a 31 de agosto de 2021, 1.095 crianças nasceram em Apucarana. O trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa da Gestante, tem importante participação neste processo de cuidado com a saúde da mamãe e do bebê.

A rede pública municipal de saúde atende uma média mensal de 1,5 mil gestantes. Há alguns anos o pré-natal foi descentralizado, cabendo à Casa da Gestante o atendimento para gravidez de médio e alto risco. Já a acompanhamento de consultas de gestantes de baixo risco é prestado em 21 UBSs.

“Temos muito respeito pelas gestantes, pelos pais, e pelos cidadãos do futuro. Por isso nós investimos e mantemos este serviço em Apucarana”, diz Junior da Femac.

O prefeito lembra que Apucarana é referência no Brasil no atendimento pré-natal. “Nós temos o 5º melhor atendimento pré-natal do país e o segundo melhor, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando um pouco atrás apenas de Toledo-PR, conforme o ranking de competitividade dos municípios, aferido pela Centro de Liderança Pública (CLP)”, informa Junior da Femac. A CLP é uma organização supra partidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes políticos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

A conquista deste reconhecimento é fruto da estrutura de profissionais e equipamentos destinados ao atendimento a gestante no município. Neste ano, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um aparelho de ultrassom de última geração para Casa da Gestante de Apucarana. O equipamento, que gera imagens coloridas, além fazer os exames obstétricos também realiza os exames morfológicos do 1º, 2º e 3º trimestre da gestação e ainda o Doppler que avalia o fluxo de sangue da placenta para o bebê.

A Casa da gestante conta com aparelhos de cardiotocografia de última geração. O equipamento avalia o bem estar do feto e da mãe, como o batimento cardíaco fetal e as contrações uterinas.
Também é ofertado atendimento odontológico às gestantes. A saúde bucal das mulheres grávidas, que fazem o pré-natal pela rede pública de saúde, é realizado Centro de Especialidades Odontológicas e nas UBSs. A Casa da Gestante tem à disposição a realização de exame preventivo do câncer do colo do útero para a futuras mamães que não estão com o exame em dia e encontram dificuldade de comparecer a uma UBS para realizar o procedimento.

Uma iniciativa, premiada em congresso nacional, a Casa da Gestante promove visita guiada à maternidade do Hospital da Providência. A familiarização com a ambiente em que o parto será realizado contribui para deixar a gestante mais tranquila e confiante.

“Passe livre” para gestantes

O mais recente benefício voltado as gestantes de Apucarana começou a vigorar hoje (2). Elas passaram a ter acesso à gratuidade no transporte coletivo de passageiros. O direito, assegurado pela Lei Municipal nº 039/2021, visa garantir o deslocamento das grávidas na realização de consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto.