Grávidas e mulheres que tiveram filhos recentemente poderão usar ônibus do transporte público de graça em Apucarana

Lei municipal, em vigor desde 2 de setembro, garante 100 passagens para cada gestante cadastrada. Objetivo é incentivar as mulheres a comparecerem em exames e consultas do pré-natal.

Grávidas e mulheres que tiveram filhos após um período de 45 dias não precisarão mais pagar a passagem no transporte público em Apucarana, no norte do Paraná.

Uma lei municipal, que está em vigor desde 2 de setembro, permite que gestantes tenham passe livre por até onze meses, desde o início da gravidez até o período após o parto.

Segundo a prefeitura, essa foi a forma encontrada para facilitar o acesso dessas mulheres às consultas, realização de exames e outros atendimentos necessários.

Cada gestante terá direito a 100 passagens, ainda conforme a lei. O benefício é custeado pela prefeitura e tem custo estimado de R$ 300 mil por ano.

A previsão é que cerca de 700 gestantes atendidas em Apucarana sejam beneficiadas.

O que fazer para conseguir o ‘Passe Livre’
  • Ter o registro atualizado junto ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para isso é preciso agendar um horário em um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município ou ir direto à Casa da Gestante.
  • Ter em mãos a declaração de gestante fornecida pela Casa da Gestante.
  • De posse da declaração de gestante, comparecer ao escritório da VAL, localizado na Rua Rio Branco, 652, próximo ao terminal urbano. Neste local será gerado o cartão eletrônico de passe livre.

Endereços CRAS em Apucarana

  • CRAS 1
    Avenida Central do Paraná, 1420
    Jardim América
    Telefone: 3426-7355
  • CRAS 2
    Rua Ilson Ferreira Guerra, 15
    Sumatra I
    Telefone: 3423-4252
  • CRAS 3
    Rua José Garcia Peres, 111
    Vila Reis
    Telefone: 3456-1569
  • CRAS 4
    Travessa Tito Cerasoli, S/N° em frente ao n° 75
    Vila Regina
    Telefone: 3424-1470