Mudança no tempo é esperada a partir de quinta em Maringá; VEJA A PREVISÃO

Após dias de calor intenso e predomínio de sol, as condições do tempo devem mudar em todo o Paraná nesta semana, inclusive em Maringá e cidades vizinhas. Uma frente fria está se deslocando pelo sul do Brasil e deve atingir algumas regiões paranaenses já nesta quarta-feira, 8.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), para as próximas 24 horas, está prevista a formação de mais um ciclone extratropical por causa da formação de áreas de instabilidade entre o norte da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.

“No Paraná, as condições do tempo oscilam entre chuvas isoladas no sul/sudoeste, [na] divisa com Santa Catarina, céu encoberto da Região Metropolitana de Curitiba até as praias e bastante calor nas faixas norte e oeste”, prevê o Simepar.

Maringá é uma das cidades da faixa norte do estado que ainda terão uma quarta-feira ensolarada, com poucas nuvens, e tempo estável. Segundo o instituto meteorológico, a previsão é que seja o dia mais quente da semana no município, com mínima de 22°C e máxima de 38°C.

Mas a partir de quinta-feira, 9, com a aproximação da frente fria, o tempo deve mudar em praticamente todo o Paraná. “[A] frente fria se desloca rapidamente sobre o sul do Brasil e ocasiona a formação de áreas de instabilidade que causam pancadas de chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento nas diversas áreas do estado. O aumento da instabilidade deverá ser observado ainda pela manhã no extremo oeste/sudoeste do Estado, devido à aproximação deste sistema frontal, sendo posteriormente observado nas demais regiões do Paraná”, ressalta o Simepar.

O sistema frontal deve trazer chuva também a Maringá, onde é esperado um acumulado de 25 milímetros, aproximadamente. Nesse dia, as temperaturas devem ficar mais amenas na cidade, variando entre 16°C e 23°C. Na sexta-feira, 10, o tempo estável deve voltar a predominar e as temperaturas sobem um pouco mais. Segundo o Simepar, a mínima será de 14°C e a máxima deve chegar aos 27°C.

No sábado, 11, algumas pancadas de chuva podem ser registradas novamente, mas o acumulado previsto é de apenas dois milímetros. A mínima será de 15°C e a máxima deve chegar novamente aos 27°C. No domingo, 12, a estabilidade e o calor intenso voltam a ser destaques. Com sol predominando, Maringá terá mínima de 18°C e máxima de 35°C.